Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

NOTA DIA NACIONAL DAS APAES

Anualmente no dia 11 de dezembro é comemorado o Dia Nacional das APAEs, data oficializada através da Lei Federal nº 10.242 de 2001. Hoje, o Movimento Apaeano completa 65 anos com muita história e superação na atuação da defesa e garantia dos direitos da pessoa com deficiência.
Este movimento iniciou-se em 1954 quando a Sra. Beatrice Bemis, mãe de uma pessoa com Síndrome de Down, junto com um grupo de pais, amigos, professores e profissionais fundou uma entidade com o objetivo de ajudar as pessoas com deficiência na cidade do Rio de Janeiro. Posteriormente, em 1962, a Federação Nacional das APAES foi oficialmente instituída onde já conquistou diversos direitos e promoveu várias ações em prol das pessoas com deficiência, além de ser o maior movimento filantrópico do Brasil. Os resultados das ações da Fenapaes vão desde a ampliação e garantias dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, até a inclusão no mercado de trabalho.
A Federação das APAEs do Estado do Maranhão é uma organização social sem fins lucrativos onde congrega cerca 80 APAEs em todo o território estadual, dividida em 10 Conselhos Regionais. Todos os anos a FEAPAES-MA promove a realização de cursos, palestras e treinamentos a fim de criar um espaço maior para o debate de questões que visem melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, além de preparar os profissionais que lidam com essas pessoas, bem como as famílias que também fazem parte desse processo.
As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são associações civis sem fins lucrativos que tem por missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária atuando nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, esporte, cultura, lazer, estudo, pesquisa e outros.

Áreas de atuação das APAES

1. DEFESAS DE DIREITOS
Inclusão dos direitos das pessoas com deficiência em todas as políticas públicas.
2. TRABALHO EM COMUNIDADE
Estabelecer alianças estratégicas com vários setores e segmentos sociais para a melhoria da qualidade de vida e para a inclusão da pessoa com deficiência.
3. PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL
Atenção integral da pessoa com deficiência, em todo o seu ciclo de vida.
4. APOIO À FAMÍLIA
Oferece informações para que a família saiba lidar com o familiar deficiente.
5. APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR
Atendimento educacional especializado ao estudante com deficiência intelectual e múltipla incluído na escola comum.
6. ESCOLA ESPECIAL DA APAE
Acolhimento aos estudantes com deficiência intelectual e múltipla nas séries iniciais do ensino fundamental, quando necessitam de apoio intensivo.
Sabemos que o trabalho não é fácil, mais é gratificante. Deste modo, parabenizamos a todos que fazem parte dessa luta e a cada APAE que dia após dia constroem essa linda história.

 

Saudações APAEANAS.

Att: ENILSON SANTOS

PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS APES – MA

 

Endereço:
Super Games Comercial, 3º andar, sala 103, situada na Av. Professor Carlos Cunha, 02 • São Luis • MA
E-mail:
[email protected]
Telefone:
()